sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Luiz David Figueiró recebe Vice-Prefeito Gilmar Orlate

Nesta manhã de sexta-feira (22), o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura Luiz David Figueiró, recebeu a visita do Vice-Prefeito de Campo Grande Gilmar Orlate.

O vice-Prefeito Orlate fez uma visita de cortesia na Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura e falou sobre o interesse da Prefeitura Municipal de Campo Grande ser parceira do Ministério da Pesca e Aquicultura/SFPA-MS através de projetos a serem desenvolvidos da aquicultura.

Figueiró disse ao vice-Prefeito Orlate que o Ministério da Pesca e Aquicultura/SFPA-MS, estará sempre a disposição da Prefeitura Municipal de Campo Grande-MS.


Ascom: Thiago Pereira

Ministro Marcelo Crivella receberá título de Cidadão Sul-mato-grossense



A Assembleia Legislativa receberá no dia 14 de março o ministro da Pesca, Marcelo Crivella, na solenidade de lançamento Plano Safra de Aquicultura. O anúncio foi feito pelo superintendente da pesca em Mato Grosso do Sul, Luiz David Figueiró, em audiência com o presidente da Casa de Leis, deputado Jerson Domingos (PMDB).



Figueiró solicitou a Jerson Domingos que a Assembléia atue na mobilização da classe política. Segundo o superintendente da pesca, trata-se de um pedido pessoal do ministro para que o evento seja realizado no parlamento estadual.



Crivella pediu que o lançamento do plano fosse feito na Casa do Povo, afirmou Figueiró. O presidente Jerson Domingos garantiu amplo apoio do Poder Legislativo e comunicou que, na ocasião, será concedido o título de Cidadão Sul-Mato-Grossense ao ministro Marcello Crivella.

Além do anúncio do Plano Safra, o ministro irá apresentar um pacote de ações para o desenvolvimento da pesca e aquicultura no Estado, firmando convênios com várias instituições. Também será entregue a licença ambiental do Parque Aquífero de Ilha Solteira.


Fonte: Portal I9
Ascom: Thiago Pereira

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Professor da UFMS assume cargo na Superintendência da Pesca e Aquicultura


O Doutor em Aquicultura e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Celso Benites assumiu nesta semana o cargo de coordenador de projetos da Superintendência da Pesca e Aquicultura. A nomeação dele foi publicada no Diário Oficial da União e assinada pelo ministro Marcelo Crivella.


A escolha de Benites se deve ao trabalho que desenvolve há três décadas na UFMS nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Na superintendência, seu objetivo será ajudar o governo a alavancar a produção de pescado em Mato Grosso do Sul por intermédio do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, lançado no final do ano passado pelo governo federal.


O objetivo desse plano é tornar o Brasil o maior produtor mundial de pescado. Atualmente, o consumo mundial é de 126 milhões de toneladas anuais. A projeção dos especialistas é de que serão necessárias mais 100 milhões de toneladas até 2030 para atender ao crescente consumo de pescado.


Fonte:ufms.br
Ascom: Thiago Pereira

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2013-2014




O Plano Safra da Pesca e Aqüicultura, tem sido o grande lance do momento em Mato Grosso do Sul, muitos representantes políticos tem procurado adquirir mais conhecimentos sobre O Plano Safra da Pesca e Aqüicultura, tanto Prefeitos, Vereadores, Deputados, secretários, pequenos, médios e grandes produtores rurais tem buscado orientação na SFPA-MS. E nesta ultima terça-feira (05), a TV Morena (filiada a rede Globo) esteve na SFPA-MS entrevistando o Superintendente Federal do MPA-MS Luiz David Figueiró, a respeito também do Plano Safra da Pesca e Aqüicultura. Segundo o repórter da emissora que tem um programa semanal sobre atividades rurais, hoje é muito grande a busca na inclusão do cultivo de peixes com a pecuária e agricultura, formando um amplo consórcio das atividades produtivas Agricultura Pecuária e Aqüicultura.
Figueiró disse ainda que o peixe é a bola da vez, e observou os números que o Ministro da Pesca e Aqüicultura Marcelo Crivella utilizou na Palestra com Prefeitos e Prefeitas em Brasília-DF no último dia 28, “Que as carnes de porco, boi e frango somam 50% da produção mundial, ficando o restante com produção de peixe”, e que nunca se viveu em todo o Brasil um momento tão propicio para a cultivação de peixe, e que Mato Grosso do Sul não será diferente, Figueiró disse ainda na entrevista que existem algumas áreas do pantanal sul-mato-grossense onde não é possível se criar o boi, porco e frango e muito menos de se plantar o grão, e o que fazer com essas área a alagadas? Figueiró sorri e diz: “ONDE NÃO SE CRIA O BOI E NEM SE PLANTA O GRÃO SE CULTIVA O PEIXE”. A matéria deve ir ao ar na próxima apresentação sábado dia 09.


Ascom: Thiago Pereira

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Prefeitos e Vereadores em busca de orientação do Plano Safra da Pesca e Aquicultura


Nesta última segunda-feira (04), o Superintendente Federal da Pesca e Aqüicultura de Mato Grosso do Sul Luiz David Figueiró, recebeu a visita do Vereador do Município de  Dois Irmãos do Buriti Eder Alcântara (PMDB), juntamente com o Secretário Municipal de Assuntos Indígenas Arildo Alves, o Presidente Conselho Indígena Tribal Alex Fernandes e o conselheiro Indígena da Aldeia Buriti Jair Gabriel, e o Assessor da FUNAI Jorge Neves, em pauta os representantes indígenas buscaram orientações sobre o Plano Safra da Pesca e Aqüicultura, segundo o Secretário Municipal de Assuntos Indígenas, a implantação da Aqüicultura Familiar vem de encontro com a necessidade dos indígenas que vivem na Aldeia Buriti, o Vereador Eder Alcântara que representa a população indígena da Aldeia Buriti, pediu uma audiência com o Superintendente do MPA Luiz David Figueiró com uma equipe técnica para visitarem Dois Irmãos do Buriti, e orientar os indígenas sobre o cultivo de peixes.




Também esteve na Superintendência Federal da Pesca e Aqüicultura – MS, o vereador Leandro Caramalac (PSDC) do Município de Terenos, segundo o Vereador Caramalac no município de Terenos existe muitos assentados que necessitam de outra fonte de renda, e o cultive de peixes pode ser a solução para eles, Caramalac observou ainda que num espaço pequeno de tanque escavado eles poderão cultivar várias toneladas de peixes por ano, e isso vem de encontro com a realidade dos assentados, segundo o vereador a área de terra é pequena para o plantio e para a criação de boi, mas como o cultivo de peixes exige de pouco espaço e muita água de qualidade vem de encontro uma coisa com a outra. Figueiró disse ao vereador que o primeiro passo a se fazer é reunir os assentados onde existem água de qualidade e principalmente os que tem o interesse de cultivar peixes e marcar uma audiência com Prefeitura Municipal de Terenos e a SFPA-MS, para discutir a melhor forma de auxiliar os assentados do município. Caramalac por sua vez disse que disponibilizará um assessor para tratar exclusivamente da Aqüicultura Familiar no seu Município.





Figueiró recebeu ainda na segunda-feira (05), a visita do Prefeito Selso Lozano (PT) do município de Antonio João, que estava acompanhado do Assessor do Senador Delcídio do Amaral (PT) Wilson Ibanhês, na ocasião representando o senador, e do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Habitação Eraldo Graciano. O Prefeito Selso Lozano veio em busca de recurso da Pesca e Aqüicultura para o Município, onde na oportunidade protocolou um oficio relatando da qualidade e do potencial hídrico do município, com inúmeras nascentes, segundo o Prefeito Selso Lozano no município existem dois assentamentos rurais “Bagagem que tem 86 famílias e o Vera Nilda também com 86 famílias, ambos vivem da atividade leiteira e de hortifrutigranjeiros, tanto no auto-consumo, como na geração de renda, sobretudo diária e não há uma iniciativa efetiva de investimento para o desenvolvimento das atividades de produção. E que diante de um potencial hídrico do Município o cultivo de peixes seria ideal para alavancar a economia tanto dos assentados dos pequenos produtores rurais, sendo assim solicitaram uma retro escavadeira, para construção de tanques escavados, uma vez que o município não possui maquinário adequado para essa atividade.


Ascom: Thiago Pereira

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Prefeitos da Região Norte do Estado buscam mais informações sobre o Plano Safra da Pesca e Aquicultura


O Superintendente Federal da Pesca e Aqüicultura de Mato Grosso do Sul Dr Luiz David Figueiró recebeu nesta última quinta-feira (31) a visita do deputado estadual Junior Mochi (PMDB), do prefeito de Coxim Aluizio (PSB) e seu vice Dr Edilson Magro (PMDB), o prefeito de Alcinópolis Ildomar Carneiro (PMDB), em pauta foi discutido o Plano Safra da Pesca e Aqüicultura. Segundo o prefeito de Coxim Aluizio eles participaram do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília com ministro Marcelo Crivella, desta última quarta-feira (30), o prefeito Aluizio lembrou-se do discurso do ministro que disse: “que as carnes de porco, boi e frango somam 50% da produção mundial, ficando o restante com a produção de peixes, e que a baixa produção no país é injustificável, porque o Brasil tem as maiores reservas de água doce do planeta. A Rússia, que conta com menos da metade desse potencial, produz mais que o Brasil”. E com isso nós viemos aqui para tomar conhecimento de como o Plano Safra da Pesca e Aqüicultura poderá beneficiar os municípios.

Figueiró orientou os prefeitos e disse a eles que estará à disposição de todos os prefeitos, para os auxiliarem no que for possível. Os prefeitos ficaram que agendar uma reunião entre a COINTA (Consórcio Intermunicipal da Bacia do Alto Taquari), Senador Moka e Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura-MS, para alavancar o Plano Safra da Pesca e Aqüicultura para a Região Norte do Estado. Participaram também da reunião o Presidente do Sindicato Rural Patronal Felipe Ferreira, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável José Francisco de Paula Filho e o Presidente Regional do PRB-MS Reginaldo Ferreira.


Ascom: Thiago Pereira