sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ministério da Pesca e Aquicultura Prestigia 1ª Festa do Peixe de Caarapó


A 1ª Festa do Peixe de Caarapó foi realizada no último domingo (21) no balneário Municipal da cidade e contou com centenas de pessoas.


Antes das falas das autoridades, o prefeito Mário Valério aproveitou para fazer a entrega uma cópia do projeto cadastrado no SICONV, sob n° 022457/2013, solicitando a proposta  para a realização do 1º Campeonato de Pesca de Caarapó, para o Professor Doutor Celso Benites representando o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura em MS, Luiz David Figueiró.


Durante seu discurso, Dr. Benites, representante do Ministério da Pesca e Aquicultura, disse que onde tem peixe, o Ministério  está presente. “É um motivo de muita alegria e de orgulho, poder estar em Caarapó para fazer o lançamento desse projeto ousado do prefeito Mário Valério. Para quem não sabe é bom dizer, que é recomendação de nossa presidente Dilma Rousseff  produzir peixes. Então Caarapó está no caminho certo, pode contar conosco, através do envio de projetos nesse sentido, pois o mais importante vocês já têm, que é uma represa de primeira qualidade. Agora é só encorajar os produtores rurais do município para que em um tempo não longo Caarapó possa ser reconhecido também no setor de aqüicultura”.


No mesmo evento o Prefeito de Caarapó Mário Valério aproveitou para fazer ao lado de várias autoridades presentes no evento a soltura na represa de uma tonelada de peixes da espécie pacu.


Ascom: Thiago Pereira

Ministério da Pesca e Aquicultura em Corguinho


Aconteceu no último sábado (20) no Salão Paroquial de Corguinho o “1º Encontro da Pesca e Aquicultura em Corguinho” o evento contou com a participação de cinco prefeituras Corguinho, Rio Negro, Jaraguari, Rochedo e Bandeirantes, também se fizeram presente o Vice Prefeito de Terenos e o Vice Prefeito de Campo Grande.

Durante o evento o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura Luiz David Figueiró, falou sobre importância dos municípios se atentarem para o fomente da aquicultura em cada município, além disso foram realizadas palestra sobre o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, o Banco do Brasil esteve presente juntamente com a Agraer, segundo Figueiró é fundamental para nós a parceria do Banco do Brasil e da Agraer, o banco porque é o órgão repassador do credito e a Agraer porque eles emitem da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), juntos vamos fazer do Mato Grosso do Sul, uma referencia na aqüicultura para o Brasil.


Ascom: Thiago Pereira

Plano Safra da Pesca e Aquicultura em Águas do Miranda


Na última quinta-feira (18) Águas do Miranda recebeu uma comitiva que veio trazer boas noticias aos pescadores da Colônia Z-11, o Ministério da Pesca e Aquicultura de MS, firmou uma parceira que vem dando certo junto ao Banco do Brasil e Agraer. Está parceria mostraram aos pescadores da Colônia Z-11 que o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, está a disposição daqueles que querem e necessitam comprar equipamentos novos tais como: Barco, Motor e outros apetrechos necessários para um bom dia de trabalho, e o mais importante que além de pescadores profissionais eles podem se tornarem micro-produtores rurais de peixes, ou melhor aquicultores.












Ascom: Thiago Pereira

O Ministério da Pesca e Aquicultura em Parceira com PMA-MS realiza trabalho em Corumbá


O Ministério da Pesca e Aquicultura em Mato Grosso do Sul, através da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura (SFPA-MS), em parceira com a Policia Militar Ambiental (PMA-MS), realizou uma expedição diagnostica na Bacia do Alto Paraguai, nos locais do pantanal sul nos últimos dias (02/04 à 06/04/), denominados: Paraguai Mirim, Porto São Pedro, Barra do São Lourenço e Porto da Manga. Na oportunidade o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura Luiz David Figueiró falou sobre o Plano Safra da Pesca e Aquicultura e seus Programas, ao público alvo, constituído por pescadores artesanais e catadores de iscas-viva que demonstrando enorme interesse pela explanação; sendo logo após entregue Carteiras de Pescador Profissional.




A expedição foi composta também pela equipe técnica da SFPA-MS, que realizou um sobrevôo na região, cujas propriedades recebem águas “dos arrombados do Taquari”, com o objetivo de obter conhecimentos que propicie a implantação de uma unidade demonstrativa e experimental com os “Peixes Nativos do Pantanal”.









 A proposta é fazer das fazendas inundadas pelo Taquari, Fazendas Aquicolas pois segundo Figueiró, “Onde não se cria o Boi, se Cria o Peixe”. Já Para o Prof. Celso Benites que é doutor em aqüicultura pela UFMS, possibilidade de se criar peixes no pantanal, existe, temos que estudar uma forma mais viável para fazer todo o procedimento da cadeia produtiva, como  melhor tipo de tanque-rede, o manejo deste confinamento, melhor espécie, abate, transporte e o distribuição do pescado.



Também estavam presentes, prefeito de Corumbá Paulo Duarte,  representante do Sindicato Rural de Corumbá, da ONG SOS Taquari e de proprietários rurais.


















 Ascom: Thiago Pereira