terça-feira, 18 de junho de 2013

Ministério da Pesca e Aquicultura discute aquicultura com produtores da região do Bolsão

A Superintendência Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura no Estado de Mato Grosso do Sul promoveu nesta terça-feira (11), na Câmara Municipal, uma reunião para discutir o desenvolvimento da aquicultura no Reservatório de Ilha Solteira-SP com enfoque nas áreas não onerosas, onerosas e novos polígonos de parques.
O evento buscou identificar a demanda de cada modalidade de licitação (onerosa e não onerosa) e mapear os locais onde os produtores interessados gostariam de se estabelecer, lembrando que no município são 7 parques: rio Pântano, córrego Brejo Comprido, córrego Badim, córrego Cupins, rio Santa Quitéria, rio Grande e rio Ribeirão Formoso, totalizando 1.074 hectares de área licenciada para a produção de peixe.

Somente no rio Formoso houve o interesse de 50 famílias na modalidade não oneroso. Já nos demais parques foi registrado o interesse de 15 produtores na modalidade oneroso. Participaram do evento produtores de Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Paranaíba e de demais municípios da região Costa Leste.

Todos os interessados aguardam agora a abertura do edital público, que segundo o ministro da Pesca, Marcelo Bezerra Crivella, deveria ocorrer nesta sexta-feira, dia 14, porém, produtores experientes acreditam que este prazo não será cumprido.
Os participantes ainda assistiram a várias palestras acerca do assunto, como a apresentação dos parques aquícolas, o formato de licitação, a apresentação do Projeto Piscicultura em tanques-rede, o convênio MPA-Município de Aparecida do Taboado, sobre associativismo e cooperativismo na aquicultura e sobre como se tornar um cessionário de áreas aquícolas em águas da União.

Participaram do evento, na mesa diretora para abertura dos trabalhos, o Superintendente Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura no Estado de Mato Grosso do Sul, Luiz David Figueiró; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Faber Lalucci, representando o prefeito Robinho Samara; o presidente da Câmara, Rodrigo Neto; e o superintende de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo da Seprotur, Ademar Silva Junior.


Thiago Pereira
Ascom

terça-feira, 11 de junho de 2013

Jaraguari Promove 1º Encontro Municipal de Piscicultores

O Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura de MS Luiz David Figueiró (PRB), esteve nesta última sexta-feira (07), na cidade de Jaraguari para promover juntamente com Tenente Coronel Matoso o 1º Encontro Municipal de Piscicultores de Jaraguari, o evento contou com a participação de vários assentados do município que buscam outra fonte de renda em áreas rurais pequenas. Várias autoridades prestigiaram o evento, entre elas estavam presente o Prefeito da Cidade de Jaraguari Vagner Gomes, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Jaraguari vereador Edvaldo Jerônimo, o presidente da Câmara de Piscicultores Carlos Linhares, o desembargador do TJ-MS Dr. Brandes Garcia.



No encontro várias palestras foram apresentadas entre elas o Banco do Brasil falou sobre o Plano Safra da Pesca e Aquicultura.


Thiago Pereira
Ascom

Vereadoras de Três Lagoas e Bela Vista buscam fomentar Aquicultura

Nesta última quinta-feira (06), a vereadora de Três Lagoas Sirlene (PRB), e a vereadora de Bela Vista Fabrizia Tinoco (PRB), estiveram presente na sede da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura de MS, em busca de recursos para fomentar a aquiculturas em seus respectivos municípios. O Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura Luiz David Figueiró (PRB), disse que Mato Grosso do Sul vive um momento muito especial para a aquicultura, devemos aproveitar nesse momento, devemos viver cada dia como se fosse o último dia de nossa administração, temos que fazer máximo hoje para que amanhã não venhamos nos arrepender de ter deixado de executar o que tínhamos para executar afirma Figueiró.

Bela Vista sai na frente de Três Lagoas uma vez que o município receberá do Ministério da Pesca e Aquicultura a patrulha mecanizada composta por um trator de esteira e uma escavadeira hidráulica, mas isso não motivo de desamino para a republicana de Três Lagoas que acredita que mesmo sem o seu município ter sido habilitado para receber a patrulha mecanizada, Sirlene acredita que através de outros meios será possível fomentar a Aquicultura no seu município, além das patrulhas mecanizadas ainda tem o Plano Safra da Pesca e Aquicultura que poderá ser explorado pelos interessados, pois os recursos disponíveis do Plano Safra da Pesca e Aquicultura servem tanto para o investimento como para o custeio.


Thiago Pereira
Ascom

Itaporã promove encontro da Aquicultura Familiar

Nesta quarta-feira (29), Itaporã promoveu um encontro da aquicultura familiar, durante o evento onde estavam presentes dezenas de assentados Luiz David Figueiró (PRB), Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura em MS, observou as taxas baixíssimas do PRONAF que estão à disposição no Banco do Brasil que variam entre 0,5% a 4% e até 10 anos para pagar e até 03 anos de carência.

Figueiró participou de uma reunião com o Prefeito de Itaporã Wallas Milfont, juntamente com o vereador Valdomiro Freitas (PRB) líder do prefeito na Câmara e  Thiago Pereira (PRB), a prefeito Wallas Milfont anunciou ao superintendente federal do MPA Figueiró a criação de uma diretoria de Pesca e Aquicultura.


O prefeito Wallas Milfont reconhece a força da piscicultura em seu município e diz que essa diretoria servirá para auxiliar e orientar os piscicultores do seu município. Itaporã é a única cidade do Estado de Mato Grosso do Sul que tem um Frigorifico especifico para abate e industrialização de peixes.



Thiago Pereira
Ascom

Itaquirai recebe Ministério da Pesca e Aquicultura

O Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura Luiz David Figueiró (PRB) participou nesta segunda-feira (20), ao lado do prefeito Ricardo Favaro Neto, do 1º Encontro de Pesca e Aquicultura de Itaquiraí.

Itaquiraí, assim como outras cidades vizinhas da região do Conesul, possui grande potencial hídrico e se enquadra perfeitamente no perfil dessa atividade. As palestras foram ministradas pelo superintendente federal do Ministério de Pesca e Aquicultura, Luiz David Figueiró, professor doutor em aquicultura Celso Benites (PRB), coordenador do Ministério da Pesca, e pelo engenheiro agrônomo Adilson Nascimento dos Santos, chefe do setor de projetos.


“É uma oportunidade que estamos visualizando de aproveitar as potencialidades da nossa região para diversificar a matriz econômica”, (Mara Caseiro deputada estadual).


Thiago Pereira
Ascom

Palestra de Piscicultura é apresentada na 47ª Expoagro

O Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura de MS Luiz David Figueiró (PRB), participou de mais um evento para fomentar a piscicultura na região da Grande Dourados. As palestras estão chamando a atenção do público na 47ª Expoagro. Na sexta-feira, centenas de pessoas entre produtores, acadêmicos e empresários reuniram-se para debater a cadeia da piscicultura, uma atividade que está atraindo olhares de investidores.
Vários temas como a maximização dos lucros em piscicultura, manejo no cultivo do pintado, licenciamento da piscicultura e perspectivas de estruturação e comercialização do frigorifico de Dourados foram discutidos.
Para o palestrante Alcemir Calazans, o mercado no ramo da piscicultura e a margem de lucro estão em uma crescente, já que as pessoas estão começando a mudar seus hábitos alimentares e o peixe é cada vez mais procurado.

Figueiró apresentou as demandas que Ministério da Pesca e Aquicultura já realizou e está para realizar na região da Grande Dourados, e disse do desejo em ver o Frigorifico de Pescado de Dourados pronto. Isso é uma demanda que nós temos que terminar logo, porque assim que tivermos com o frigorifico pronto poderemos assim produzir muito mais. Temos que fazer com o peixe o que fizeram com o frango reduzir o custo beneficio para ser acessível a todos.


Thiago Pereira
Ascom