quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura de MS realiza reunião com BNDES

A Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Estado de Mato Grosso do Sul, realizou nesta última sexta-feira (23), na sala 06 do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, uma reunião com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, representado pelo economista Bruno Burns Diretor de Relações com Governo, que em sua palestra apresentou os planos e taxas exclusivas do Banco BNDES para o desenvolvimento da Aquicultura no Brasil (Pró-Aquicultura).

Estiveram presente na reunião dezenas aquicultores de vários municípios do estado, representantes da cadeia produtiva do pescado de MS, representante do Banco do Brasil e do Governo Estadual, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur).








Thiago Pereira
Ascom

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Plataformas SIMA são fundeadas em Minas Gerais

As Plataformas de Coleta de Dados do Projeto Furnas já estão fundeadas. O conjunto de plataformas é composto por uma plataforma principal (SIMA - Sistema Integrado de Monitoramento Ambiental), e por cinco sondas menores (secundárias). O processo de fundeio foi realizado de 11 a 26 de julho no sul de Minas Gerais no município de Guapé. A Plataforma Principal já está transmitindo dados meteorológicos e limnológicos via satélite.
Os equipamentos fazem parte do Projeto Furnas - “Desenvolvimento de Sistema de Monitoramento para Gestão Ambiental da Aquicultura no Reservatório de Furnas (MG): suporte para a consolidação de indicadores para o plano de monitoramento e gestão ambiental da aquicultura”, financiado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e coordenado pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).
As Plataformas Secundárias registram, a cada 10 minutos, parâmetros da qualidade da água como pH, oxigênio dissolvido, temperatura da água em 15 profundidades, condutividade elétrica e turbidez. O SIMA, além destes parâmetros, mede a radiação solar, a pressão atmosférica, a umidade relativa do ar e a direção e magnitude do vento. Estes dados ficam disponíveis para os pesquisadores em um banco de dados e serão utilizados para auxiliar no manejo da criação de peixes (tilápias), em tanques-rede de cerca de 10 produtores locais e, principalmente, para estudos visando à diminuição de possíveis impactos ambientais da produção aquícola. Além disso, contribuirá para a realização de Boas Práticas de Manejo (BPM) e para a gestão produtiva e ambiental de parques aquícolas.
“O mundo tem fome e o pescado é fundamental para a segurança alimentar. Com o uso de 0,5% dos nossos reservatórios podemos produzir até 20 milhões de toneladas de pescado por ano e a água de qualidade é fundamental. Com esse sistema, vamos acompanhar, em tempo real, o comportamento da água utilizada para a produção do pescado, contribuindo para a preservação da qualidade deste importante recurso”, destacou o ministro da pesca, Marcelo Crivella.
De acordo com a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e coordenadora do projeto, Fernanda Garcia Sampaio, no período de 11 a 26 de julho de 2013 foram realizadas Campanhas de Campo para fundeio da Plataforma Principal e das cinco Plataformas Secundárias. “As plataformas foram fundeadas em locais pre-definidos após extensa pesquisa de diagnóstico da piscicultura em tanque-rede no reservatório de Furnas”.
Segundo ela, “os registros são feitos a cada 10 minutos e transmitidos de hora em hora. Os equipamentos permanecerão de 15 a 20 dias em processo de comissionamento (testes e adequações). Após este período os dados representarão as variáveis limnológicas e meteorológicas dos locais”, explica.
De acordo ainda com Fernanda, as sondas mostrarão não apenas a influência da aquicultura no meio ambiente como também a de outras atividades produtivas na região, como da agricultura. “As sondas também podem se transformar em uma ferramenta de gestão para os aquicultores”, salienta ela.
Para o chefe geral da Embrapa Meio Ambiente, Celso Manzatto, “o trabalho em Furnas é um passo importante para a criação de uma Rede Nacional de Monitoramento de Parques Aquícolas”, disse. No futuro, o sistema poderá ser adotado em todos os parques aquícolas existentes ou a serem implantados no Brasil.
O processo de fundeio das sondas teve o apoio do Departamento de Meio Ambiente e Agronegócio, da Prefeitura Municipal de Guapé, MG. Ao longo do período foram mobilizadas equipes do INPE, Neuron Eletrônica e da Embrapa Meio Ambiente. Após visita a campo para medição das profundidades e demarcação das coordenadas dos locais de fundeio, o material foi transportado de São José dos Campos,SP a Guapé, MG. Ao longo de uma semana as plataformas foram montadas em terra para posterior transporte até o local de fundeio.
O próximo passo, de acordo com a pesquisadora Fernanda Sampaio, “é treinar agentes locais (produtores, agentes locais e funcionários da Prefeitura de Guapé) para que eles auxiliem na calibração e manutenção dos equipamentos”. 
Atualmente, o Brasil conta com aproximadamente 200 grandes reservatórios que podem ser utilizados para a produção de pescado tanques-rede.

fonte e foto: Ascom MPA



Thiago Pereira
Ascom

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ladarenses recebem certificação de técnicos em Pesca e Aquicultura

A Prefeitura Municipal de Ladária, juntamente com a coordenação do Telecentro Maré/Polo Ladário EaD/IFPR, realizaram através da Casa da Cidadania a cerimônia de entrega de certificados dos cursos Técnico em Pesca e Técnico em Aquicultura da Rede e-Tec Brasil PROEJA.
A cerimônia aconteceu no Telecentro do bairro Boa Esperança, localizado na entrada do conjunto habitacional da SEAC. Vale ressaltar que o prédio foi totalmente reformado pela Prefeitura, com intuito de atender ações voltadas à comunidade local como também os pescadores ladarenses.
O evento cotou com a participação do superintendente Federal SFPA/MS, doutor Luiz David Figueiró, do vice-prefeito do município, Sampaio Junior, de secretários municipais, do major da Polícia Ambiental, Nivaldo Pádua de Mello e representante da Embrapa Pantanal, doutor Flávio Nascimento.
Em seu pronunciamento, Figueiró destacou a importância do curso para a região e acenou a possibilidade de trazer para Ladário outros cursos que contemplem esse segmento.
Ao todo, trinta formandos receberam a certificação. A


festa de formatura para convidados e familiares será realizada no dia 27 de junho, no Lions Clube de Ladário.


A superintendente da Casa da Cidadania de Ladário, Jane Contu, comentou que a formatura faz parte do trabalho sério da atual administração, “é um momento de muita expectativa, de concretização de um projeto de vida profissional, que está sendo alcançado por meio da inserção no mundo do trabalho. Essas ações reforçam o compromisso da administração do prefeito José Antonio junto a população ladarense”, finalizou.

Fonte: Jornal Pérola do Pantanal News

Thiago Pereira
Ascom

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Marcelo Crivella, Ministro da Pesca e Aquicultura retorna à Campo Grande/MS lançar edital de concessão de áreas aquícolas em MS

Pela segunda vez em menos de seis meses, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, virá a Campo Grande novamente. O evento que ocorrerá no dia 08 de agosto estava previsto para acontecer em Três Lagoas,  mas teve uma mudança de local  e ficou acertado de acontecer em Campo Grande no dia 08 de agosto, às 10h, no Auditório da Governadoria de Mato Grosso do Sul, situado na Avenida do Poeta, Bloco 8, Parques dos Poderes, Campo Grande-MS, o auditório tem capacidade de comportar 190 pessoas sentadas.
O objetivo será lançar o edital de outorgas (concessão) onerosas de áreas aquícolas sob domínio da União para piscicultura que ficam localizadas ao longo do reservatório da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira em Aparecida do Taboado.
Os públicos alvos serão empresários que estão interessados em adquirir áreas aquicolas através das licitações para explorar as áreas por 20 anos. A previsão é que somente o parque aquicola de Ilha Solteira-MS venha produzir 36 milhões de quilos de pescado por ano em Mato Grosso do Sul.



Thiago Pereira
Ascom

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Ministério da Pesca e Aquicultura Participa de Políticas Públicas para a Agricultura Familiar

Representantes dos municípios de Mato Grosso do Sul estiveram em Campo Grande nesta última quarta-feira (17) para participarem de um evento onde foram divulgadas as políticas públicas para o Desenvolvimento Sustentável da agricultura familiar no Estado. O encontro aconteceu no  Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, e reuniu as principais lideranças do setor com o objetivo de fortalecer os conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável. De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Mato Grosso do Sul – CEDRS, Carlos Gonçalves, “este encontro tem grande importância para a existência de um conjunto de políticas públicas destinadas ao fortalecimento da agricultura familiar uma vez que os agricultores nem sempre conseguem se apropriar de maneira adequada dos benefícios dessas políticas. Desta forma, o CEDRS/MS deliberou trabalhar na perspectiva de buscar esta integração”.


Para o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura em Mato Grosso do Sul, Luiz David Figueiró a piscicultura é a atividade que mais se enquadra na realidade da agricultura familiar, pois para o cultivo de peixe se exige poucas áreas por metro quadrado, desde que se tenha uma água de qualidade é a melhor opção para o agricultor familiar, já o coordenador da SFPA/MS prof. Doutor Celso Benites apresentou o Plano Safra da Pesca e Aquicultura.


O secretário adjunto da Seprotur, Paulo Engel, que representou a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa,   afirmou que  “é fundamental que os conselhos municipais se articulem junto aos governos federal e estadual,  para que as  informações cheguem a todos os produtores, a fim de facilitar a produção, geração de renda e comercialização”.



O encontro foi dividido em duas etapas: no período da manhã órgãos ligados ao setor fizeram a exposição de propostas e possibilidades de parcerias com as Prefeituras, e à tarde o atendimento foi individual para representantes municipais a fim de esclarecer dúvidas e aprofundar o diálogo de acordo com o interesse de cada Município.


O evento foi uma parceria do Governo do Estado, através do CEDRS, da Seprotur, em parceria com a SFPA/MS, o Banco do Brasil, o SENAR, a AGRAER, o SEBRAE, a IAGRO, a SFA/MS, a MDA/MS, MAPA/MS e a CONAB.



Thiago Pereira
    Ascom

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Ao Pescador Brasileiro

No sábado, dia 29 de junho, o Brasil comemora o Dia do Pescador. É uma data significativa. De cada 190 Brasileiros, um é pescador profissional. E muitos, muitos outros, que atuam em diferentes profissões, são apaixonados pela pesca amadora e esportiva.

Nada mais natural em um País de dimensões continentais, com muita água e um litoral extenso. E, também, com uma diversidade incrível de espécies.
Por sua importância social e econômica, o pescador conquistou o seu endereço no Governo Federal, com a criação do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Os pescadores profissionais, que ofertam um alimento saudável à população, precisam de apoio e estímulo, além de aplauso, por tudo que já fizeram para garantir uma vida digna às suas famílias e para enriquecer a cultura brasileira, com as suas histórias e o seu modo de vida.
Hoje, podemos dizer que avançamos. Milhares de pescadores profissionais já foram alfabetizados e contam com telecentros onde têm à disposição recursos como a Internet. Agora mesmo, centenas de pescadores estão concluindo cursos técnicos de pesca e aquicultura, que foram ministrados via Internet a partir do Instituto Federal do Paraná.
Também já distribuímos fábricas de gelo a colônias de pescadores, caminhões frigoríficos e outras estruturas para facilitar a comercialização do pescado.
Assinalemos, porém, outras conquistas mais recentes. Sem dúvida, a maior delas foi o lançamento do Plano Safra, que oferta R$ 4,1 bilhões em crédito farto e barato para os pescadores comprarem desde petrechos até novas embarcações, que consomem menos combustíveis e conservam melhor o pescado.
Este ano também estamos promovendo o recadastramento de todos os pescadores profissionais, com o apoio de processos mais modernos.
A categoria terá agora um documento definitivo, como ocorre com o CPF ou a identidade. E a sua vida será mais tranquila porque não terá que ficar, todos os anos, obrigado a apresentar grande número de documentos.
Queremos é simplificar a vida dos pescadores, que muitas vezes trabalham bem distantes dos centros urbanos.
Tudo isto, é claro, sem deixar que falsos pescadores se aproveitem para fraudar a nossa política de defeso, obtendo recursos indevidamente.
A atuação de nosso Ministério também alcança outras frentes. Estamos trabalhando para garantir mais segurança e saúde à categoria. E, em breve, lançaremos uma grande campanha para combater a pesca ilegal, que prejudica, sobretudo, os bons e verdadeiros pescadores profissionais.
Afinal, quando a lei não é respeitada, sobram menos peixes para quem vive deste ofício.
Amigos pescadores,
Envio a vocês o meu caloroso abraço. Agradeço a todos pela confiança. Nosso objetivo final é ofertar um pescado de qualidade à população e garantir a sustentabilidade da atividade pesqueira, para que os cardumes sejam sempre generosos a todos. Que Deus nos abençoe.

Muito obrigado.
Marcelo Crivella
Ministro da Pesca e Aquicultura

terça-feira, 18 de junho de 2013

Ministério da Pesca e Aquicultura discute aquicultura com produtores da região do Bolsão

A Superintendência Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura no Estado de Mato Grosso do Sul promoveu nesta terça-feira (11), na Câmara Municipal, uma reunião para discutir o desenvolvimento da aquicultura no Reservatório de Ilha Solteira-SP com enfoque nas áreas não onerosas, onerosas e novos polígonos de parques.
O evento buscou identificar a demanda de cada modalidade de licitação (onerosa e não onerosa) e mapear os locais onde os produtores interessados gostariam de se estabelecer, lembrando que no município são 7 parques: rio Pântano, córrego Brejo Comprido, córrego Badim, córrego Cupins, rio Santa Quitéria, rio Grande e rio Ribeirão Formoso, totalizando 1.074 hectares de área licenciada para a produção de peixe.

Somente no rio Formoso houve o interesse de 50 famílias na modalidade não oneroso. Já nos demais parques foi registrado o interesse de 15 produtores na modalidade oneroso. Participaram do evento produtores de Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Paranaíba e de demais municípios da região Costa Leste.

Todos os interessados aguardam agora a abertura do edital público, que segundo o ministro da Pesca, Marcelo Bezerra Crivella, deveria ocorrer nesta sexta-feira, dia 14, porém, produtores experientes acreditam que este prazo não será cumprido.
Os participantes ainda assistiram a várias palestras acerca do assunto, como a apresentação dos parques aquícolas, o formato de licitação, a apresentação do Projeto Piscicultura em tanques-rede, o convênio MPA-Município de Aparecida do Taboado, sobre associativismo e cooperativismo na aquicultura e sobre como se tornar um cessionário de áreas aquícolas em águas da União.

Participaram do evento, na mesa diretora para abertura dos trabalhos, o Superintendente Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura no Estado de Mato Grosso do Sul, Luiz David Figueiró; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Faber Lalucci, representando o prefeito Robinho Samara; o presidente da Câmara, Rodrigo Neto; e o superintende de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo da Seprotur, Ademar Silva Junior.


Thiago Pereira
Ascom

terça-feira, 11 de junho de 2013

Jaraguari Promove 1º Encontro Municipal de Piscicultores

O Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura de MS Luiz David Figueiró (PRB), esteve nesta última sexta-feira (07), na cidade de Jaraguari para promover juntamente com Tenente Coronel Matoso o 1º Encontro Municipal de Piscicultores de Jaraguari, o evento contou com a participação de vários assentados do município que buscam outra fonte de renda em áreas rurais pequenas. Várias autoridades prestigiaram o evento, entre elas estavam presente o Prefeito da Cidade de Jaraguari Vagner Gomes, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Jaraguari vereador Edvaldo Jerônimo, o presidente da Câmara de Piscicultores Carlos Linhares, o desembargador do TJ-MS Dr. Brandes Garcia.



No encontro várias palestras foram apresentadas entre elas o Banco do Brasil falou sobre o Plano Safra da Pesca e Aquicultura.


Thiago Pereira
Ascom

Vereadoras de Três Lagoas e Bela Vista buscam fomentar Aquicultura

Nesta última quinta-feira (06), a vereadora de Três Lagoas Sirlene (PRB), e a vereadora de Bela Vista Fabrizia Tinoco (PRB), estiveram presente na sede da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura de MS, em busca de recursos para fomentar a aquiculturas em seus respectivos municípios. O Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura Luiz David Figueiró (PRB), disse que Mato Grosso do Sul vive um momento muito especial para a aquicultura, devemos aproveitar nesse momento, devemos viver cada dia como se fosse o último dia de nossa administração, temos que fazer máximo hoje para que amanhã não venhamos nos arrepender de ter deixado de executar o que tínhamos para executar afirma Figueiró.

Bela Vista sai na frente de Três Lagoas uma vez que o município receberá do Ministério da Pesca e Aquicultura a patrulha mecanizada composta por um trator de esteira e uma escavadeira hidráulica, mas isso não motivo de desamino para a republicana de Três Lagoas que acredita que mesmo sem o seu município ter sido habilitado para receber a patrulha mecanizada, Sirlene acredita que através de outros meios será possível fomentar a Aquicultura no seu município, além das patrulhas mecanizadas ainda tem o Plano Safra da Pesca e Aquicultura que poderá ser explorado pelos interessados, pois os recursos disponíveis do Plano Safra da Pesca e Aquicultura servem tanto para o investimento como para o custeio.


Thiago Pereira
Ascom

Itaporã promove encontro da Aquicultura Familiar

Nesta quarta-feira (29), Itaporã promoveu um encontro da aquicultura familiar, durante o evento onde estavam presentes dezenas de assentados Luiz David Figueiró (PRB), Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura em MS, observou as taxas baixíssimas do PRONAF que estão à disposição no Banco do Brasil que variam entre 0,5% a 4% e até 10 anos para pagar e até 03 anos de carência.

Figueiró participou de uma reunião com o Prefeito de Itaporã Wallas Milfont, juntamente com o vereador Valdomiro Freitas (PRB) líder do prefeito na Câmara e  Thiago Pereira (PRB), a prefeito Wallas Milfont anunciou ao superintendente federal do MPA Figueiró a criação de uma diretoria de Pesca e Aquicultura.


O prefeito Wallas Milfont reconhece a força da piscicultura em seu município e diz que essa diretoria servirá para auxiliar e orientar os piscicultores do seu município. Itaporã é a única cidade do Estado de Mato Grosso do Sul que tem um Frigorifico especifico para abate e industrialização de peixes.



Thiago Pereira
Ascom

Itaquirai recebe Ministério da Pesca e Aquicultura

O Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura Luiz David Figueiró (PRB) participou nesta segunda-feira (20), ao lado do prefeito Ricardo Favaro Neto, do 1º Encontro de Pesca e Aquicultura de Itaquiraí.

Itaquiraí, assim como outras cidades vizinhas da região do Conesul, possui grande potencial hídrico e se enquadra perfeitamente no perfil dessa atividade. As palestras foram ministradas pelo superintendente federal do Ministério de Pesca e Aquicultura, Luiz David Figueiró, professor doutor em aquicultura Celso Benites (PRB), coordenador do Ministério da Pesca, e pelo engenheiro agrônomo Adilson Nascimento dos Santos, chefe do setor de projetos.


“É uma oportunidade que estamos visualizando de aproveitar as potencialidades da nossa região para diversificar a matriz econômica”, (Mara Caseiro deputada estadual).


Thiago Pereira
Ascom

Palestra de Piscicultura é apresentada na 47ª Expoagro

O Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura de MS Luiz David Figueiró (PRB), participou de mais um evento para fomentar a piscicultura na região da Grande Dourados. As palestras estão chamando a atenção do público na 47ª Expoagro. Na sexta-feira, centenas de pessoas entre produtores, acadêmicos e empresários reuniram-se para debater a cadeia da piscicultura, uma atividade que está atraindo olhares de investidores.
Vários temas como a maximização dos lucros em piscicultura, manejo no cultivo do pintado, licenciamento da piscicultura e perspectivas de estruturação e comercialização do frigorifico de Dourados foram discutidos.
Para o palestrante Alcemir Calazans, o mercado no ramo da piscicultura e a margem de lucro estão em uma crescente, já que as pessoas estão começando a mudar seus hábitos alimentares e o peixe é cada vez mais procurado.

Figueiró apresentou as demandas que Ministério da Pesca e Aquicultura já realizou e está para realizar na região da Grande Dourados, e disse do desejo em ver o Frigorifico de Pescado de Dourados pronto. Isso é uma demanda que nós temos que terminar logo, porque assim que tivermos com o frigorifico pronto poderemos assim produzir muito mais. Temos que fazer com o peixe o que fizeram com o frango reduzir o custo beneficio para ser acessível a todos.


Thiago Pereira
Ascom

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Figueiró é homenageado em Glória de Dourados


Luiz David Figueiró, Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura recebeu das mãos do prefeito de Glória de Dourados, Arceno Athas Junior, uma homenagem às pessoas que contribuíram de alguma forma com o desenvolvimento e crescimento do município, a homenagem foi realizada através da Lei Municipal 994 de 17 de abril de 2013, aprovada por unanimidade pela Câmara de vereadores.

Essa homenagem faz parte da comemoração do Cinqüentenário de emancipação político-adminitrativo do Município de Glória de Dourados. “Sem dúvida, é devido toda a homenagem as pessoas que de uma forma ou de outra colaboraram para o crescimento da nossa comunidade”, salienta o Prefeito.



A lei municipal traz em seu teor que a Comenda é símbolo da amizade e do trabalho, atributos condizentes com o espírito do povo gloria - douradense, destinada a galardoar pessoas físicas, nacionais e estrangeiras que, no campo de suas atividades, se hajam distinguido de forma notável e relevante, e tenham contribuindo direta ou indiretamente com o engrandecimento da cidade.


Figueiró emocionado disse: Somos servidores públicos estamos aqui realmente para servir, e servir quem? Os senhores e as senhoras que se fazem presente. É muito gratificante para mim receber esta homenagem mais quero aqui registrar que esse homenagem não fica restrita a pessoa do Luiz David Figueiro e assim a toda minha equipe da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura desde as meninas que me auxiliam com a manutenção do prédio da nossa superintendência até o meu professor Doutor em Aquicultura Celso Benites todos eles tem parte nesta homenagem. E é uma satisfação enorme para mim receber nesta Comenda em saber que estamos contribuindo com o futuro de Gloria de Dourados.



Ascom Thiago Pereira



sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ministério da Pesca e Aquicultura Prestigia 1ª Festa do Peixe de Caarapó


A 1ª Festa do Peixe de Caarapó foi realizada no último domingo (21) no balneário Municipal da cidade e contou com centenas de pessoas.


Antes das falas das autoridades, o prefeito Mário Valério aproveitou para fazer a entrega uma cópia do projeto cadastrado no SICONV, sob n° 022457/2013, solicitando a proposta  para a realização do 1º Campeonato de Pesca de Caarapó, para o Professor Doutor Celso Benites representando o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura em MS, Luiz David Figueiró.


Durante seu discurso, Dr. Benites, representante do Ministério da Pesca e Aquicultura, disse que onde tem peixe, o Ministério  está presente. “É um motivo de muita alegria e de orgulho, poder estar em Caarapó para fazer o lançamento desse projeto ousado do prefeito Mário Valério. Para quem não sabe é bom dizer, que é recomendação de nossa presidente Dilma Rousseff  produzir peixes. Então Caarapó está no caminho certo, pode contar conosco, através do envio de projetos nesse sentido, pois o mais importante vocês já têm, que é uma represa de primeira qualidade. Agora é só encorajar os produtores rurais do município para que em um tempo não longo Caarapó possa ser reconhecido também no setor de aqüicultura”.


No mesmo evento o Prefeito de Caarapó Mário Valério aproveitou para fazer ao lado de várias autoridades presentes no evento a soltura na represa de uma tonelada de peixes da espécie pacu.


Ascom: Thiago Pereira

Ministério da Pesca e Aquicultura em Corguinho


Aconteceu no último sábado (20) no Salão Paroquial de Corguinho o “1º Encontro da Pesca e Aquicultura em Corguinho” o evento contou com a participação de cinco prefeituras Corguinho, Rio Negro, Jaraguari, Rochedo e Bandeirantes, também se fizeram presente o Vice Prefeito de Terenos e o Vice Prefeito de Campo Grande.

Durante o evento o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura Luiz David Figueiró, falou sobre importância dos municípios se atentarem para o fomente da aquicultura em cada município, além disso foram realizadas palestra sobre o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, o Banco do Brasil esteve presente juntamente com a Agraer, segundo Figueiró é fundamental para nós a parceria do Banco do Brasil e da Agraer, o banco porque é o órgão repassador do credito e a Agraer porque eles emitem da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), juntos vamos fazer do Mato Grosso do Sul, uma referencia na aqüicultura para o Brasil.


Ascom: Thiago Pereira

Plano Safra da Pesca e Aquicultura em Águas do Miranda


Na última quinta-feira (18) Águas do Miranda recebeu uma comitiva que veio trazer boas noticias aos pescadores da Colônia Z-11, o Ministério da Pesca e Aquicultura de MS, firmou uma parceira que vem dando certo junto ao Banco do Brasil e Agraer. Está parceria mostraram aos pescadores da Colônia Z-11 que o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, está a disposição daqueles que querem e necessitam comprar equipamentos novos tais como: Barco, Motor e outros apetrechos necessários para um bom dia de trabalho, e o mais importante que além de pescadores profissionais eles podem se tornarem micro-produtores rurais de peixes, ou melhor aquicultores.












Ascom: Thiago Pereira

O Ministério da Pesca e Aquicultura em Parceira com PMA-MS realiza trabalho em Corumbá


O Ministério da Pesca e Aquicultura em Mato Grosso do Sul, através da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura (SFPA-MS), em parceira com a Policia Militar Ambiental (PMA-MS), realizou uma expedição diagnostica na Bacia do Alto Paraguai, nos locais do pantanal sul nos últimos dias (02/04 à 06/04/), denominados: Paraguai Mirim, Porto São Pedro, Barra do São Lourenço e Porto da Manga. Na oportunidade o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura Luiz David Figueiró falou sobre o Plano Safra da Pesca e Aquicultura e seus Programas, ao público alvo, constituído por pescadores artesanais e catadores de iscas-viva que demonstrando enorme interesse pela explanação; sendo logo após entregue Carteiras de Pescador Profissional.




A expedição foi composta também pela equipe técnica da SFPA-MS, que realizou um sobrevôo na região, cujas propriedades recebem águas “dos arrombados do Taquari”, com o objetivo de obter conhecimentos que propicie a implantação de uma unidade demonstrativa e experimental com os “Peixes Nativos do Pantanal”.









 A proposta é fazer das fazendas inundadas pelo Taquari, Fazendas Aquicolas pois segundo Figueiró, “Onde não se cria o Boi, se Cria o Peixe”. Já Para o Prof. Celso Benites que é doutor em aqüicultura pela UFMS, possibilidade de se criar peixes no pantanal, existe, temos que estudar uma forma mais viável para fazer todo o procedimento da cadeia produtiva, como  melhor tipo de tanque-rede, o manejo deste confinamento, melhor espécie, abate, transporte e o distribuição do pescado.



Também estavam presentes, prefeito de Corumbá Paulo Duarte,  representante do Sindicato Rural de Corumbá, da ONG SOS Taquari e de proprietários rurais.


















 Ascom: Thiago Pereira