quinta-feira, 18 de julho de 2013

Ministério da Pesca e Aquicultura Participa de Políticas Públicas para a Agricultura Familiar

Representantes dos municípios de Mato Grosso do Sul estiveram em Campo Grande nesta última quarta-feira (17) para participarem de um evento onde foram divulgadas as políticas públicas para o Desenvolvimento Sustentável da agricultura familiar no Estado. O encontro aconteceu no  Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, e reuniu as principais lideranças do setor com o objetivo de fortalecer os conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável. De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Mato Grosso do Sul – CEDRS, Carlos Gonçalves, “este encontro tem grande importância para a existência de um conjunto de políticas públicas destinadas ao fortalecimento da agricultura familiar uma vez que os agricultores nem sempre conseguem se apropriar de maneira adequada dos benefícios dessas políticas. Desta forma, o CEDRS/MS deliberou trabalhar na perspectiva de buscar esta integração”.


Para o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura em Mato Grosso do Sul, Luiz David Figueiró a piscicultura é a atividade que mais se enquadra na realidade da agricultura familiar, pois para o cultivo de peixe se exige poucas áreas por metro quadrado, desde que se tenha uma água de qualidade é a melhor opção para o agricultor familiar, já o coordenador da SFPA/MS prof. Doutor Celso Benites apresentou o Plano Safra da Pesca e Aquicultura.


O secretário adjunto da Seprotur, Paulo Engel, que representou a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa,   afirmou que  “é fundamental que os conselhos municipais se articulem junto aos governos federal e estadual,  para que as  informações cheguem a todos os produtores, a fim de facilitar a produção, geração de renda e comercialização”.



O encontro foi dividido em duas etapas: no período da manhã órgãos ligados ao setor fizeram a exposição de propostas e possibilidades de parcerias com as Prefeituras, e à tarde o atendimento foi individual para representantes municipais a fim de esclarecer dúvidas e aprofundar o diálogo de acordo com o interesse de cada Município.


O evento foi uma parceria do Governo do Estado, através do CEDRS, da Seprotur, em parceria com a SFPA/MS, o Banco do Brasil, o SENAR, a AGRAER, o SEBRAE, a IAGRO, a SFA/MS, a MDA/MS, MAPA/MS e a CONAB.



Thiago Pereira
    Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário