quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ladarenses recebem certificação de técnicos em Pesca e Aquicultura

A Prefeitura Municipal de Ladária, juntamente com a coordenação do Telecentro Maré/Polo Ladário EaD/IFPR, realizaram através da Casa da Cidadania a cerimônia de entrega de certificados dos cursos Técnico em Pesca e Técnico em Aquicultura da Rede e-Tec Brasil PROEJA.
A cerimônia aconteceu no Telecentro do bairro Boa Esperança, localizado na entrada do conjunto habitacional da SEAC. Vale ressaltar que o prédio foi totalmente reformado pela Prefeitura, com intuito de atender ações voltadas à comunidade local como também os pescadores ladarenses.
O evento cotou com a participação do superintendente Federal SFPA/MS, doutor Luiz David Figueiró, do vice-prefeito do município, Sampaio Junior, de secretários municipais, do major da Polícia Ambiental, Nivaldo Pádua de Mello e representante da Embrapa Pantanal, doutor Flávio Nascimento.
Em seu pronunciamento, Figueiró destacou a importância do curso para a região e acenou a possibilidade de trazer para Ladário outros cursos que contemplem esse segmento.
Ao todo, trinta formandos receberam a certificação. A


festa de formatura para convidados e familiares será realizada no dia 27 de junho, no Lions Clube de Ladário.


A superintendente da Casa da Cidadania de Ladário, Jane Contu, comentou que a formatura faz parte do trabalho sério da atual administração, “é um momento de muita expectativa, de concretização de um projeto de vida profissional, que está sendo alcançado por meio da inserção no mundo do trabalho. Essas ações reforçam o compromisso da administração do prefeito José Antonio junto a população ladarense”, finalizou.

Fonte: Jornal Pérola do Pantanal News

Thiago Pereira
Ascom

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Marcelo Crivella, Ministro da Pesca e Aquicultura retorna à Campo Grande/MS lançar edital de concessão de áreas aquícolas em MS

Pela segunda vez em menos de seis meses, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, virá a Campo Grande novamente. O evento que ocorrerá no dia 08 de agosto estava previsto para acontecer em Três Lagoas,  mas teve uma mudança de local  e ficou acertado de acontecer em Campo Grande no dia 08 de agosto, às 10h, no Auditório da Governadoria de Mato Grosso do Sul, situado na Avenida do Poeta, Bloco 8, Parques dos Poderes, Campo Grande-MS, o auditório tem capacidade de comportar 190 pessoas sentadas.
O objetivo será lançar o edital de outorgas (concessão) onerosas de áreas aquícolas sob domínio da União para piscicultura que ficam localizadas ao longo do reservatório da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira em Aparecida do Taboado.
Os públicos alvos serão empresários que estão interessados em adquirir áreas aquicolas através das licitações para explorar as áreas por 20 anos. A previsão é que somente o parque aquicola de Ilha Solteira-MS venha produzir 36 milhões de quilos de pescado por ano em Mato Grosso do Sul.



Thiago Pereira
Ascom

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Ministério da Pesca e Aquicultura Participa de Políticas Públicas para a Agricultura Familiar

Representantes dos municípios de Mato Grosso do Sul estiveram em Campo Grande nesta última quarta-feira (17) para participarem de um evento onde foram divulgadas as políticas públicas para o Desenvolvimento Sustentável da agricultura familiar no Estado. O encontro aconteceu no  Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, e reuniu as principais lideranças do setor com o objetivo de fortalecer os conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável. De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Mato Grosso do Sul – CEDRS, Carlos Gonçalves, “este encontro tem grande importância para a existência de um conjunto de políticas públicas destinadas ao fortalecimento da agricultura familiar uma vez que os agricultores nem sempre conseguem se apropriar de maneira adequada dos benefícios dessas políticas. Desta forma, o CEDRS/MS deliberou trabalhar na perspectiva de buscar esta integração”.


Para o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura em Mato Grosso do Sul, Luiz David Figueiró a piscicultura é a atividade que mais se enquadra na realidade da agricultura familiar, pois para o cultivo de peixe se exige poucas áreas por metro quadrado, desde que se tenha uma água de qualidade é a melhor opção para o agricultor familiar, já o coordenador da SFPA/MS prof. Doutor Celso Benites apresentou o Plano Safra da Pesca e Aquicultura.


O secretário adjunto da Seprotur, Paulo Engel, que representou a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa,   afirmou que  “é fundamental que os conselhos municipais se articulem junto aos governos federal e estadual,  para que as  informações cheguem a todos os produtores, a fim de facilitar a produção, geração de renda e comercialização”.



O encontro foi dividido em duas etapas: no período da manhã órgãos ligados ao setor fizeram a exposição de propostas e possibilidades de parcerias com as Prefeituras, e à tarde o atendimento foi individual para representantes municipais a fim de esclarecer dúvidas e aprofundar o diálogo de acordo com o interesse de cada Município.


O evento foi uma parceria do Governo do Estado, através do CEDRS, da Seprotur, em parceria com a SFPA/MS, o Banco do Brasil, o SENAR, a AGRAER, o SEBRAE, a IAGRO, a SFA/MS, a MDA/MS, MAPA/MS e a CONAB.



Thiago Pereira
    Ascom

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Ao Pescador Brasileiro

No sábado, dia 29 de junho, o Brasil comemora o Dia do Pescador. É uma data significativa. De cada 190 Brasileiros, um é pescador profissional. E muitos, muitos outros, que atuam em diferentes profissões, são apaixonados pela pesca amadora e esportiva.

Nada mais natural em um País de dimensões continentais, com muita água e um litoral extenso. E, também, com uma diversidade incrível de espécies.
Por sua importância social e econômica, o pescador conquistou o seu endereço no Governo Federal, com a criação do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Os pescadores profissionais, que ofertam um alimento saudável à população, precisam de apoio e estímulo, além de aplauso, por tudo que já fizeram para garantir uma vida digna às suas famílias e para enriquecer a cultura brasileira, com as suas histórias e o seu modo de vida.
Hoje, podemos dizer que avançamos. Milhares de pescadores profissionais já foram alfabetizados e contam com telecentros onde têm à disposição recursos como a Internet. Agora mesmo, centenas de pescadores estão concluindo cursos técnicos de pesca e aquicultura, que foram ministrados via Internet a partir do Instituto Federal do Paraná.
Também já distribuímos fábricas de gelo a colônias de pescadores, caminhões frigoríficos e outras estruturas para facilitar a comercialização do pescado.
Assinalemos, porém, outras conquistas mais recentes. Sem dúvida, a maior delas foi o lançamento do Plano Safra, que oferta R$ 4,1 bilhões em crédito farto e barato para os pescadores comprarem desde petrechos até novas embarcações, que consomem menos combustíveis e conservam melhor o pescado.
Este ano também estamos promovendo o recadastramento de todos os pescadores profissionais, com o apoio de processos mais modernos.
A categoria terá agora um documento definitivo, como ocorre com o CPF ou a identidade. E a sua vida será mais tranquila porque não terá que ficar, todos os anos, obrigado a apresentar grande número de documentos.
Queremos é simplificar a vida dos pescadores, que muitas vezes trabalham bem distantes dos centros urbanos.
Tudo isto, é claro, sem deixar que falsos pescadores se aproveitem para fraudar a nossa política de defeso, obtendo recursos indevidamente.
A atuação de nosso Ministério também alcança outras frentes. Estamos trabalhando para garantir mais segurança e saúde à categoria. E, em breve, lançaremos uma grande campanha para combater a pesca ilegal, que prejudica, sobretudo, os bons e verdadeiros pescadores profissionais.
Afinal, quando a lei não é respeitada, sobram menos peixes para quem vive deste ofício.
Amigos pescadores,
Envio a vocês o meu caloroso abraço. Agradeço a todos pela confiança. Nosso objetivo final é ofertar um pescado de qualidade à população e garantir a sustentabilidade da atividade pesqueira, para que os cardumes sejam sempre generosos a todos. Que Deus nos abençoe.

Muito obrigado.
Marcelo Crivella
Ministro da Pesca e Aquicultura