sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Superintendente prioriza consumo de pescado nas escolas

Ômega 3 estimula a leitura e o comportamento da criança.

Nesta quinta feira (27) o superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do MS, Luiz David Figueiró, participou de um comício juntamente com o presidente regional do PRB e ex-deputado Estadual-MS, Reginaldo Ferreira, no Município de Costa Rica, onde o foco principal proposto aos cidadãos e autoridades foi sobre o consumo de pescado na merenda escolar.

O candidato a vereador  Hélio Pereira (PRB) mais conhecido como Helinho Eletricista,  vai colocar  como prioridade, a implantação de Ômega 3 na merenda escolar no município, pois ele diz, que a merenda em Costa Rica, a qualidade é ruim, pois nossas crianças estão viciadas a comer macarrão com salsichas. 

“Estimulando o consumo de pescado nas escolas, as crianças  terão um bom rendimento escolar principalmente na leitura e no comportamento”, afirma o superintendente. Alem do desenvolvimento das crianças, o pescado é uma fonte rica de nutrientes e vitaminas, como cálcio, fósforo, ômega 3 e vitaminas A, B e D, que são essenciais para um crescimento saudável.

Na piscicultura o superintende por sua vez firmou um compromisso com o candidato a prefeito Waldeli (PR), que está a disposição da prefeitura do município de Costa Rica para elaborar, auxiliar e executar projetos da piscicultura no município.

Já o presidente do regional do PRB, Reginaldo Ferreira e o presidente municipal do PRB de Costa Rica, Eduardo Cannazzaro firmaram outro compromisso com o candidato a prefeito Waldeli (PR), para que o no município de Costa Rica tenha uma secretaria municipal voltada para tratar exclusivamente da pesca e aquicultura no município, e segundo Waldeli o pedido será atendido caso seja eleito.

Informações: PRB-MS 

Edição: Dayana de Jesus

Foto:  Raimundo Valentim 







quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Colônia de pescadores de Ladário recebeu o superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do MS.



Colônia de Ladário Z-14 foi criada por pescadores profissionais e armadores da região há 6 meses, e vem se destacando na atividade na região. Neste final de semana a colônia recebeu o superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do MS, Dr° Luiz David Figueiró juntamente com o presidente regional do PRB e ex-deputado Estadual, Reginaldo Ferreira para tirar as duvidas dos pescadores e fortalecer a atividade pesqueira na região.
A  reunião aconteceu na colônia dos pescadores Z-14 na cidade de Ladário, onde o superintendente tirou as duvidas dos ribeirinhos. Na oportunidade os mesmos doaram um terreno para continuar de sede da colônia e assim fortalecendo ainda mais a atividade pesqueira na região, que vem ganhando espaço a cada dia.

O candidato a reeleição a prefeitura de Ladário, José Antonio (PT), ouviu atentamente os pedidos e garantiu apoio da prefeitura visando a melhoria da renda e do índice de desenvolvimento da comunidade pesqueira. A reunião contou com a participação do  presidente municipal do PRB em Corumbá, Cosme Santos e o candidato a vereador pelo PRB Denílson.

Por Dayana de Jesus
Foto: Cleiton Thiago.

Procurador-Geral de Justiça recebe Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do Estado


O Procurador-Geral de Justiça Humberto de Matos Brittes recebeu nesta quarta feira (26), o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura de Mato Grosso do Sul, Luiz David Figueiró.
Empossado no cargo em maio deste ano, Luiz David Figueiró falou sobre os projetos da Superintendência para Mato Grosso do Sul destacando a importância de ações envolvendo o setor de pesca do Estado que é referência nacional em função da grande diversidade de espécies nos rios.
Humberto de Matos Brittes também destacou que o Ministério Público Sul-Mato-Grossense tem dado destaque na atuação dos Promotores de Justiça na preservação do meio ambiente com ações que visam, sobretudo, fortalecer a capacidade da piscosidade dos rios já que a pesca significa um forte setor econômico e de integração social das comunidades ribeirinhas.
 Por: Cleiton Thiago

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Veja e acesse:


Ministro Crivella - O consumo de peixe e a qualidade de vida do pescador e do povo brasileiro


Comer peixe e frutos do mar melhora leitura de crianças, revela estudo


Alunos britânicos com baixo desempenho tomaram cápsulas de ômega-3. Após quatro meses, estudantes também tiveram ganhos no comportamento.

Peixes como salmão (acima), sardinha e truta
são ricos de ômega-3 (Foto: Eduardo Guidini/G1)
 

Para quem cresceu ouvindo a avó dizer que peixe faz bem para a “cuca”, uma pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostra agora que o consumo diário de ômega-3 – um tipo de gordura boa encontrado em peixes de água fria e frutos do mar – pode melhorar a leitura e o comportamento de crianças com baixo desempenho.

Para os vegetarianos, que a princípio não se beneficiariam disso, uma boa notícia: algas, óleos vegetais (de oliva, canola e soja), folhas escuras e castanhas também contêm esse ácido graxo. Os resultados foram publicados na revista científica “PLoS One”.
Os pesquisadores analisaram 362 crianças entre 7 e 9 anos de idade, em escolas públicas tradicionais do condado de Oxfordshire, a cerca de 90 quilômetros de Londres. Os estudantes eram saudáveis, mas apresentavam um rendimento considerado baixo em testes de leitura.
Após quatro meses de suplementação diária de 600 mg de ômega-3, por meio de cápsulas com óleo de algas marinhas, eles conseguiram acompanhar os demais colegas.
Alunos tomaram cápsulas com óleo de algas de
600 mg (Foto: Universidade de Oxford/Divulgação)

Segundo o professor Paul Montgomery, pesquisas anteriores já haviam comprovado os efeitos positivos desse tipo de gordura insaturada em crianças com dislexia, falta de coordenação e transtorno do deficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Mas esse é o primeiro trabalho a mostrar resultados tão positivos na população escolar geral.
O estudo também incluiu um grupo paralelo, que tomou placebo, ou seja, um comprimido sem nenhum princípio ativo.
Os pesquisadores pretendem continuar a investigar o assunto, agora com uma amostragem maior de crianças com dificuldades de aprendizado.
Fonte: G1 em São Paulo.

Superintendente reúne com pescadores em Corumbá.


Nesta final de semana o presidente regional do PRB e ex-deputado Estadual Reginaldo Ferreira esteve na cidade de Corumbá juntamente com o presidente municipal do PRB Cosme Santos em apoio a candidata a prefeita Solange (PMDB) em uma reunião onde o superintendente federal da Pesca e Aquicultura do M,S Dr° Luiz David Figueiró, reuniu com pescadores.

Nesta reunião o superintendente esclareceu as duvidas em relação à proibição da pesca na Bacia do pantanal, se propôs a fazer melhorias no trabalho dos pescadores firmando para aquisição de um barco motor. 

Alem destes recursos o superintendente focalizou nos projetos tanques em rede e tanques escavados que esta sendo elaborado em parceria com a Embrapa Pantanal para a região de Corumbá e Ladário proporcionando a valorização da atividade pesqueira.

Informações: Dayana de Jesus
Foto: Cleiton Thiago

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Receita da Semana.


Isca de peixe com molho rosê



Ingredientes
  • 200g de peixe cortado em tiras
  • 1 limão
  • Sal e pimenta a gosto
  • 100g de farinha de trigo
  • 4 ovos
  • 200ml de óleo
  • 200g de maionese
  • 100g de catchup 
Modo de preparo
  • Tempere o peixe com sal e limão.
  • Passe na farinha de trigo, no ovo batido e frite em óleo quente.
  • Coloque um recipiente no centro do prato, o peixe em volta.
  • Prepare o molho à base de maionese, catchup, sal, limão e coloque no recipiente do prato.
  • Sirva em seguida. 
Rendimento: 5 porções


Fonte: www.comidaereceitas.com.br    

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Conheça os benefícios que o consumo de peixe proporciona à saúde


Além de pouco calórico, o peixe é bastante nutritivo e proporciona benefícios à saúde. Conheça as espécies mais comuns e o jeito certo de prepara-las

O peixe ajuda também a reduzir o risco de mal de Alzheimer, demência e cansaço mental.

O peixe deveria estar mais presente no cardápio brasileiro. Ele é tão rico em proteínas quanto a carne bovina. Portanto, substituir a carne de boi ao menos duas vezes por semana pelo pescado significa fornecer ao organismo os mesmos nutrientes.
Além disso, o peixe tem grande quantidade de minerais (como cálcio e fósforo) e vitaminas. O tão conhecido e bem falado ômega-3 (tipo de gordura encontrada em espécies como sardinha, atum e bacalhau) ainda ajuda a controlar a pressão, reduz o risco de doenças cardíacas, arteriosclerose (endurecimento das artérias) e o nível de colesterol e triglicérides. E a melhor notícia: ele é pouco calórico. Aproveite e prepare pratos deliciosos.

Você sabia?



Nos últimos sete anos, o consumo anual de peixe cresceu 40% no país. Cada brasileiro come hoje 9 quilos por ano. Ainda é pouco: a Organização Mundial da Saúde recomenda 12 quilos por pessoa. E o fato de não termos atingido a meta não está no preço do pescado: “É muito mais uma questão cultural do que de preço”, diz o economista Alberi Dalbermann.



Os 12 tipos de peixe mais consumidos

1. Cação
Muito macio, pode ser assado, em postas, peixadas ou ensopado.
2. Cavalinha
Carne um pouco mais gordurosa, pode ser usada para ensopados ou frita.
3. Dourado
Considerado o peixe mais saboroso dos rios brasileiros, pode ser preparado assado, recheado com farofa, ou em postas.
4. Linguado
Carne branca e magra, Tradicionalmente preparada em filés.
5. Merluza
Carne branca e salgada, pode ser preparada em filé ou espetos na grelha.
6. Namorado
Carne branca e magra, sem espinhos, pode ser preparada assada, cozida ou ensopada.
7. Pacu
Tem pouco espinho e pode ser preparado grelhado ou assado.
8. Pescada
Carne branca com pouco espinho, pode ser feita assada, frita ou em filés.
9. Pescadinha
Com pouco espinho, pode ser preparada frita ou ensopada.
10. Pintado
Sem espinhos, pode ser grelhado, assado ou frito.
11. Porquinho
Carne branca e sem espinhos, de tamanho pequeno, pode ser preparada frita.
12. Sardinha
Carne escura e com espinhos, pode ser assada, grelhada ou frita, com bastante tempero.
Fonte:mdemulher

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do MS no lançamento da biografia "Nada a Perder".

Atualização de informações: 20/09/2012 ás 09:41

Foram vendidas 3, 9 mil cópias do livro na Capital.



Nesta terça-feira (18) aconteceu na Capital o lançamento da biografia “Nada a Perder”, do líder e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), bispo Edir Macedo. Na livraria Leitura, no shopping Campo Grande onde reuniu quase 5 mil pessoas.

A obra é o primeiro livro da trilogia de memórias do bispo e traz historias marcantes, desde a infância humilde no subúrbio do Rio de Janeiro, os primeiros passos evangélicos até a fundação da Igreja Universal do Reino de Deus, que atualmente possui templos espalhados por mais de 190 países, em 35 anos de experiência.

O livro tem co-autoria do jornalista, escritor e vice-presidente de Jornalismo da Rede Record de televisão, Douglas Tavalaro, que esteve presente ao lado do bispo Célio Lopes representante da (IURD) em Mato Grosso do Sul.

Com o exemplar da biografia “Nada a Perder” em mãos, o superintendente federal da Pesca e Aquicultura do MS, Dr° Luiz David Figueiró, afirma: “ O bispo Edir Macedo é um exemplo de vida a ser seguido. Agora vou ficar mais informado e conhecer mais o que ele tem a nós dizer”.

Esteve presente também o editor-chefe e apresentador do telejornal rural Record Rural, Osmar Bastos, que acrescenta: “ Por meio desta biografia  espero que seja um aprendizado de bastante proveito para minha vida”.
Além de Bastos, estiveram no lançamento do livro, o diretor da Rede MS de Rádio e Televisão, Ulysses Serra Neto, a gerente de Jornalismo da TV MS Record, Ellen Genaro, e o editor-chefe do Portal MS Record, Marcelo Varelae o prefeito de Campo Grande Nelson Trad Filho.

A noite de autógrafos se estendeu até ás 22:00 horas. Segundo o Portal de notícias R7, estima-se que cerca de 3,9 mil livros foram vendidos, número record em Mato Grosso do Sul.

Superintendente na noite de autógrafos da biografia "Nada a Perder" no shopping.
Presidente regional do PRB  Reginaldo Ferreira, superintendente federal da Pesca e Aquicultura, editor-chefe e apresentador do telejornal rural Record Rural Osmar Bastos, editor-chefe do Portal MS Record Marcelo Varela e  equipe Rede MS.
Rede MS no lançamento da biografia "Nada a Perder".
Prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho foi adquirir um exemplar da biografia.

Livraria Leitura: o jornalista Douglas Tavalaro e o bispo Célio Lopes na noite de autógrafos em Campo Grande.

 Texto e foto: Dayana de Jesus.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Oficina do peixe foi tema do encerramento da semana do peixe no MS.

O pescado no MS teve redução em até 30% nos preços dependendo da espécie.

O encerramento da Semana do Peixe no Mato Grosso do sul aconteceu no último domingo (16), na comunidade Tuiuiu,localizada no Indubrasil, em Campo Grande. Com a presença dsuperintendente Federal da Pesca e Aquicultura do MS, Dr°. Luiz David Figueiró juntamente com o presidente regional do PRB e ex-deputado Estadual Reginaldo Ferreira e a presidente do PRB Mulher,Drª. Souvenir Quintanilha. A Semana do Peixe é uma iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para estimular o consumo regular de pescado, em todo o país.
Segundo o superintendente federal, a mobilização da campanha é muito importante. “A Semana do Peixe mobilizou todo o MS com diversas atividades desde o incentivo ao consumo, oficina do peixe, manipulação e receitas tudo relacionado ao pescado. O nosso maior objetivo é continuar com esta pratica do consumo de pescado em Mato Grosso do Sul”, afirma.
A nutricionista, Rosangela Freitas e Silvia Dias, realizou a oficina do peixe, com degustação e bate papo. Também houve um certificado para os participantes. Alem das dicas a nutricionista ensinou a preparar receitas deliciosas com o peixe tais como: sardinha na panela de pressão, quibe de peixe, bolinho de peixe, enroladinho de peixe com queijo e escondidinho de peixe.
A programação teve parcerias com redes de supermercados Comper, walmart, Extra e Carrefour. Também contamos com peixarias, bares, restaurantes, feira do peixe na UFMS onde nestes lugares os preços dos peixes foram reduzidos, em até 30% dependendo da espécie. “Assim incentivando os sul-mato-grossense a consumir regularmente este alimento que é rico em Omega 3”, afirma o superintendente que na oportunidade entregou aos participantes cartilhas com informações sobre as propriedades nutricionais e a qualidade do pescado, além de receitas práticas e saudáveis.
Presidente Regional do PRB, Reginaldo Ferreira juntamente com o Superintendente  e participante .
Cardápio variados.
Superintendente entrega certificados para participantes da oficina .
Presidente do PRB Mulher  Dr.ª Souvenir Quintanilha também esteve presente na oficina. 
Participante recebe certificado do superintendente. 


Por: Dayana de Jesus

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Dica de Pescaria.


Para a isca não criar asas

Não deixe sua isca sair voando do anzol usando este método

Nos pesque-pagues, usando salsichas, pedaços de queijo ou mortadela como isca, costumo cortar um anzol de perna comprida, deixando o olho no lado maior da perna. Dessa forma, introduzo esse artifício por dentro da salsicha até a outra ponta aparecer.

Passo o anzol por dentro do olho do artifício e puxo de volta, até atravessar a salsicha. Depois costumo usar pedaços de macarrão espaguete cruzados em "x", a fim de prender o anzol e não deixar a isca sair voando.
Fonte: Revista Pesca e Companhia.

naoasasint1.jpgnaoasasint2.jpg

Dica de Pescaria.


Nado perfeito


O segredo para o melhor nado de sua artificial está no pitão frontal. Por isso é importante mantê-lo ajustado.


Poucos sabem, mas o segredo de um nado perfeito das iscas artificiais, principalmente as de meia água e de fundo, está no pitão frontal, lugar onde é preso o snap.
Por isso é importante sempre verificar se ele está na posição correta, especialmente depois de capturar um grande exemplar, que pode acabar desalinhando a peça. 
Caso isso aconteça, ele pode ser facilmente resolvido com um alicate de bico, acertando a posição do pitão.
Fonte: Revista Pesca e Companhia.

Saiba como cultivar peixes em tanques de rede. Assista o vídeo abaixo:


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Dica de hoje: Vídeo Receita - Como Grelhar Peixes


Feira pretende comercializar duas toneladas de pescado até sábado em Campo Grande.


Está sendo realizada no estacionamento da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMS, a 1ª Feira do Pescado. A ação pretende comercializar duas toneladas de pescado das espécies pintado e pacu a preços mais acessíveis à população. Os exemplares serão vendidos já limpos e eviscerados, de acordo com as normas impostas pela vigilância sanitária.

Marco Aurélio Saraiva, conta que soube da Feira por um amigo. Ele diz ter comprado cinco quilos de pintado em posta e dois, de costelinhas de pacu. “Vale à pena. O preço ta mais baixo que nos supermercados. Comprei pra mim e para alguns amigos.”, conta.

De acordo com o coordenador do projeto, professo Celso Benites, o pescado oferecido ao consumidor provém das microrregiões que atendem Campo Grande. “Fazemos o intermédio entre o produtor e a população para que haja um aumento no consumo do peixe.”, explica.
Segundo ele, os preços praticados pela Feira proporcionam uma economia de 15 a 20%. “Muito provavelmente nossa disponibilidade não atenderá à demanda.”, comenta.

Conforme Luiz David Figuieró, superintendente Federal de Pesca e Aquicultura de Mato Grosso do Sul, a ação está sendo realizada em todo o país. No Estado, as cidades de Dourados e Bonito também receberam o caminhão.

Ele comenta que os preços praticados atualmente no MS são altos por uma questão de logística. “Isso gera uma provocação ao governo federal que precisa subsidiar condições para que aja um aumento no consumo de peixe.”. O superintendente diz ainda que o Estado ainda está iniciando a atividade e por isso não consegue atender a demanda.

Muitas pessoas compareceram na manhã
desta 5ª para aproveitar os preços
Segundo Figueiró, está sendo criado um parque aquícola em Ilha Solteira, na divisa entre Três Lagoas e São Paulo, com 500 hectares de extensão para a produção de peixes. “Com o aumento na produção, cai o preço, puxando o aumento do consumo.”. Ele explica que aguarda apenas a liberação das licenças ambientais para que inicie as atividades.

Serviço

A feira que teve início nesta quinta-feira (12) será realizada até sábado (15). O Caminhão vai estar no estacionamento da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMS, que fica localizado na Rua Filinto Muller, 2.443, ao lado do Centro de Controle de Zoonoses, no horário das 8h às 17h.

O Caminhão Feira do Peixe é um veículo com carroceria frigorífica adaptada para armazenagem e comercialização de pescado, sendo equipado com câmaras frigoríficas para pescado congelado e fresco. A capacidade de transporte do caminhão ultrapassa 3,5 toneladas e a potência é superior a 150 cv.

O pintado eviscerado limpo está sendo comercializado a  R$ 12. Em posta, a R$ 14. O pacu eviscerado limpo, é vendido a R$ 7 e a costelinha de pacu, R$ 11.

Fonte: Midiamax

quarta-feira, 12 de setembro de 2012


Superintendente visita aquicultura em Paranaíba-MS.


Nesta Semana o superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do MS, Dr. Luiz David visitou o município de Paranaíba com a finalidade de conhecer o parque aquícola na região do bolsão.

O presidente da colônia dos pescadores Z-12, José Joaquim Trindade apresentou ao superintendente e também ao presidente regional do PRB e ex-deputado Estadual Reginaldo Ferreira, juntamente com o presidente Municipal do PRB de Paranaíba Zé Carlos, o Projeto Parque Aquícola córrego do cupim, onde atenderá 20 famílias com um lote de 1.500 metros cúbicos de laminas de águas, contendo, assim aproximadamente cada lote 30 tanques peixe para cada família.

Assessoria de Comunicação PRB-MS

Superintendência em parceria com os supermercados na semana do peixe.


Preços reduzidos na semana do peixe em até 30%.


Na semana do peixe os consumidores já tem lugar certo para economizar. Os supermercados Comper, Carrefour, Walmart e Extra firmou parceria com a superintendente da Pesca e Aquicultura do MS, Dr. Luiz David Figueiró, onde nesta semana os preços do pescado será reduzido, em até 30% dependendo da espécie, assim incentivando os sul-mato-grossense a consumir regularmente este alimento que é rico em Omega 3.

Caminhão Feira do Peixe

Nos dias 14 e 15 de setembro, durante toda a manhã, acontecerá uma feira do Peixe na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O caminhão Feira do Peixe, onde o pescado será comercializado a preços mais acessíveis, vai estar no portão 23 do Estádio Morenão, em horário comercial. Peixes de varias espécies serão vendidos diretamente dos produtos, através de um caminhão feira.


O Caminhão Feira do Peixe é um veiculo com carroceira frigorifica adaptada para armazém e comercialização de pescado, sendo equipado com câmaras frigoríficas para pescado congelado e fresco. A capacidade de transporte do caminhão ultrapassa 3,5 toneladas e a potencia é superior a 150 CV. 


A semana do peixe é promovida pelo o ministério da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, que encerra dia 17 de setembro em todo o Brasil. 

Informações: Dayana de Jesus e Cleiton Thiago.

Superintendente na radio cidade 97.


Nesta semana o superintendente Federal Dr. Luiz David Figueiró da Pesca e Aquicultura do MS, participou do programa Radio Notocidade, veiculado pela radio cidade 97. A entrevista foi motivada pela campanha Semana do Peixe, que está sendo promovida pelo Ministério até o próximo dia 17 de setembro.

Ancoras da radio Carmen Cestari fez ao vivo perguntas ao superintendente. Carteira de pescador profissional, mercado do peixe no MS, consumo de pescado, aquicultura e benefícios do pescado.


Informações: Dayana de Jesus.

Superintendente entrega carteira para pescadores em Paranaíba-MS.



Nesta semana o superintendente da Pesca e Aquicultura do MS, visitou a colônia dos pescadores Z-12 no municio de Paranaíba para entrega das carteiras profissional de pescador.

Na oportunidade o superintendente realizou uma reunião na colônia, onde orientou os mesmos da importância do cultivo dos peixes. E fez o seguinte discurso “Sinto-me muito honrado em poder estar cumprindo ao um pedido feito pelo ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura no dia da minha posse, onde ele me disse: Figuieró, Figuieró, ajude-me a cuidar dos meus irmãos pescadores do MS”, lembra o superintendente.

E na ocasião Superintendente entregou em mãos a carteira profissional da pescadora Neurilene Gonçalves dos santos que fez seu depoimento dizendo:  “Agora sou reconhecida como pescadora profissional, pois é da pesca que sai o meu sustento e o da minha família”, afirma à pescadora

Fonte: Assessoria de Comunicação PRB-MS

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Governador do MS recebe kit de pesca




A semana do peixe acontece até o dia 16 de setembro e na oportunidade o superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do MS Dr. Luiz David Figueiró juntamente com o presidente regional do PRB e ex-deputado Estadual Reginaldo Ferreira, presentearam o governador do Mato Grosso do Sul André Puccinelli (PMDB) com um Kit de pesca. “O nosso Estado é muito rico em águas e por isso, temos condições de cultivar peixes tanto exóticos como peixes da Bacia do pantanal”, afirmou o superintendente Figueiró ao Governador Puccinelli, por sua vez Puccinelli disse que o seu gabinete na governadoria estará de portas abertas para os projetos da pesca e aquicultura do Estado de Mato Grosso do Sul.
Por: Dayana de Jesus
Foto: Cleiton Thiago

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Pescadores do Distrito de Águas do Rio Miranda recebem carteira profissional


Neste final de semana, o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura em MS, Dr. Luiz David Figueiró, juntamente com o presidente regional do PRB (Partido Republicano Brasileiro) Reginaldo Ferreira, e ex-deputado Estadual, estiveram presentes na Colônia de Pescadores Profissional Artesanal de Bonito –Z11, no Distrito de Águas do Rio Miranda. Para a entrega do novo modelo de carteira de identificação profissional para os pescadores e ribeirinhos da região.
Informações: Dayana de Jesus 

Pescadores recebem carteira profissional em Anastácio


No último final de semana o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do MS, Dr. Luiz David Figueiró esteve na cidade de Anastácio para a entrega da carteira Profissional para os pescadores e ribeirinhos da região.
Na oportunidade esteve presente também o Presidente regional do PRB (Partido Republicano Brasileiro) Reginaldo Ferreira, e ex-deputado Estadual  juntamente com o Secretario Municipal de Desenvolvimento Sustentável, João Batista Moraes de Lima.
Desde agosto, com uma nova regulamentação, os pescadores agora tem um novo modelo de carteira de identificação profissional. O documento é parecido com uma carteira de identidade, com foto e um chip que contem todas as informações do trabalhador.
Com esta nova carteirinha em mãos o Superintendente entrega aos pescadores da região e explica o procedimento para todos: “A carteira terá validade em todo o território nacional e não precisará ser renovada. Já as antigas continuam válidas até o vencimento”. 
Por: Dayana de Jesus
Foto: Cleiton Thiago